A Heptarchia Mystica é a primeira parte do sistema de gebofal recebido por John Dee, um matemático, astrólogo e mago do século XVI, em conjunto com seu assistente Edward Kelley. Esse sistema faz parte das revelações que eles receberam de seres angelicais, que posteriormente formariam a base do que é conhecido como Magia Enochiana.
O termo "Heptarchia" refere-se a um governo de sete, e no contexto da Heptarchia Mystica, diz respeito a sete reis e príncipes angélicos que governam sobre os dias da semana e suas respectivas horas. Estes sete reis e seus príncipes associados estão ligados aos planetas tradicionais da astrologia (Sol, Lua, Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno) e, portanto, influenciam aspectos correspondentes da vida e da magia.
Aqui está uma visão geral dos elementos principais da Heptarchia Mystica:
1. Os Sete Reis e Príncipes: Cada dia da semana é governado por um rei e seu príncipe associado. Por exemplo, o rei da segunda-feira é Carmara, e seu príncipe é Hagonel. Esses seres angélicos são invocados para obter conhecimento e poder em áreas específicas da vida e da magia.
2. Os Sigilos: Dee e Kelley receberam também sigilos (selos mágicos) específicos para cada um dos reis e príncipes. Estes sigilos são usados nas operações mágicas para chamar e trabalhar com essas entidades.
3.Os Talismãs: Além dos sigilos, há talismãs e outras ferramentas mágicas associadas à Heptarchia Mystica. Estas ferramentas são preparadas de acordo com as instruções recebidas dos anjos e são usadas em rituais específicos.
4. **As Chaves (Keys)**: Dee recebeu uma série de "chaves" ou invocações que são usadas para abrir a comunicação com os reis e príncipes da Heptarchia. Estas invocações são uma parte crucial das operações mágicas dentro deste sistema.
A Heptarchia Mystica é considerada uma das partes mais antigas e fundamentais da Magia Enochiana. Embora seja um sistema complexo, muitos praticantes de magia o estudam e o incorporam em suas práticas para explorar os reinos angélicos e obter sabedoria e poder espiritual. A estrutura organizada e a hierarquia clara dentro deste sistema o tornam uma ferramenta poderosa para aqueles que desejam aprofundar sua prática mágica e espiritual.
Uma vez que o espaço tenha sido ajustado no dia e hora ou através do Grande Ritual do Hexagrama, ou ambos, para a influência planetária adequada, o mago pode proceder à conjuração do Rei ou Príncipe desejado. Comparado a muitos outros sistemas de magia, o método encontrado na "Heptarchia Mystica" é relativamente simples. Apesar da montagem inicial dos implementos do templo ser trabalhosa, convocar os Reis e Príncipes torna-se direto depois disso. É crucial selecionar o Rei ou Príncipe apropriado para o sucesso da operação. Assim como outros espíritos, eles têm esferas específicas de influência. Os Reis e Príncipes possuem os poderes dos planetas aos quais são atribuídos, além daqueles delineados em suas conjurações específicas. Os poderes tradicionais são baseados em fontes renascentistas como o "Liber 777" de Aleister Crowley, semelhantes aos encontrados em Agripa e outras fontes. Vale notar que os Reis estão mais associados a visões místicas, representando conhecimento e iluminação em vez de ações materiais.
Reis e suas atribuições
Os Príncipes correspondem aos poderes mágicos relacionados aos planetas, mas essa correspondência é feita com base no dia em vez da hora. Por exemplo, mesmo que Bornogo seja atribuído à hora de Vênus, seus poderes correspondem ao Sol, pois ele é o Príncipe do Domingo.
selos dos reis e principes da heptarquia, fontes Scott Michael Stenwick
"O que o céu contempla ou a terra contém que não é ou pode ser subjugado, formado e feito por eles?
Que aprendizado baseado na sabedoria com as excelências da natureza eles não podem manifestar?"
REI CARMARA
Visão:
Um homem bem proporcionado vestido com uma longa túnica roxa com uma tripla coroa de ouro na cabeça. Ele segura uma vara de medição dourada em sua mão, dividida em três partes iguais.
Conjuração:
Ó pujante e correto Nobre Rei CARMARA e por qual nome tu és chamado, ou pode ser verdadeira e devidamente chamado: Quem na Doutrina Heptarchal, do Abençoado Uriel, sua mão recebeu a vara de ouro do governo e medição, e a corrente de Dignidade e Doutrina: E apareceste primeiro para nós, adornado com um Triplo Diadema em um longo manto roxo. Quem me disse em Mortlake: Eu ministro a força de Deus a ti. Da mesma forma, tu disseste: Estes Mistérios tem Deus por último, e de suas grandes Misericórdias, concedido a ti. Tu te saciarás, sim te fartarás: sim, tu se intensificarás e se inflarás com o perfeito Conhecimento dos Mistérios de Deus, em Suas misericórdias. E disse: Esta Arte, é para a compreensão posterior de todas as Ciências, que são passadas, presentes ou ainda por vir. E imediatamente, disse-me: Reis existem na Natureza, com a Natureza e acima da Natureza. Tu és digno. E disse a respeito do uso dessas Tábuas, este é apenas o primeiro passo: Nem tu as praticarás em vão: e disse, assim comumente das misericórdias e Graças de Deus sobre mim decretadas e concedidas. Tudo o que tu disseres, fizeres ou trabalhares será lucrativo e aceitável. E o fim será bom.
Em Nome do Rei dos Reis, o Senhor dos Exércitos, o Deus TodoPoderoso, Criador do Céu e da Terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis: Ó Nobre Rei CARMARA, venha agora e apareça, com teu Príncipe e seus Ministros, e súditos, ao meu olho perfeito e sensível de Julgamento: de uma maneira bondosa e amigável, para meu conforto e ajuda, para o avanço da Honra e Glória de nosso Deus Todo-Poderoso por meu serviço. Tanto quanto por tua Sabedoria e Poder, em teu devido ofício real e governo, possa ser benéfico e justo: Amém.
Venha, ó Nobre Rei CARMARA, eu digo, venha, Amém.
Cristão:
Gloria Patri, et Filio, et Spiritui Sancto, Sicut erat in principio, et nunc, et sempre, et in saecula saeculorum. Amém.
Thelêmico:
Gloria Patri et Matri et Filio et Filiae et Spiritui Sancto externo et Spiritui Sancto interno ut erat est erit in saecula Saeculorum sex in uno per nomen Septem in uno Ararita. Amen.
Maniferstações
O autor, Joseph Lisiewski, argumenta fortemente que uma evocação bem-sucedida requer uma manifestação física do espírito conjurado. No entanto, o praticante, ao explorar os anjos da "Heptarchia Mystica," relata que experiências pessoais não necessariamente corroboram essa visão. Durante as evocações, os efeitos físicos mais marcantes incluem flutuações de temperatura na sala e comportamento incomum da chama de uma vela usada como foco de feitiço no centro
o Sigillum Dei Aemeth quando o anjo está presente.
O autor destaca que, apesar da ausência de manifestações físicas intensas, os Reis e Príncipes são altamente eficazes na realização de objetivos mágicos específicos. Ele ressalta a importância de avaliar o sucesso de um ritual com base na realização ou não do objetivo pretendido, independente de fenômenos periféricos visuais ou auditivos.
O texto menciona que Dee e Kelley usavam uma esfera de cristal para conjurar os anjos, sugerindo a possibilidade de incorporar métodos de vidência, como o uso de máquinas cerebrais que sincronizam ondas cerebrais alfa/theta, para aprimorar a experiência. No entanto, o autor reconhece que essas práticas são opcionais, e a eficácia da evocação não deve depender de fenômenos visíveis ou auditivos, mas sim da realização do propósito mágico.